Categorias: Sem categoria

Consultoria de carreira artesanal

Fazer comparações é algo muito difícil para mim, especialmente no que se refere a pessoas. É possível perceber elementos singulares mesmo em padrões que se repetem nas organizações ou comportamentos humanos. Podemos chamar de “individualização” a capacidade de perceber como único cada ambiente, situação, cenário ou pessoa. Eu diria que é um tipo de sensibilidade e nada tem a ver com individualismo.

Acredito que este é meu principal diferencial na consultoria de carreira. Obviamente uso métodos e técnicas, mas não sigo necessariamente um processo pré-definido. Este modelo de atendimento artesanal, “sob medida”, requer dedicação dentro e fora das sessões. Minha intenção genuína é que o cliente se sinta valorizado na sua individualidade, e assim dou atenção e suporte quando ele precisar, vou além do tempo destinado às reuniões agendadas que têm geralmente duas horas de duração.

Cada vez existem mais formas de atuação nos trabalhos voltados ao desenvolvimento humano. Isso é positivo na medida em que o cliente pode escolher quem melhor atende às suas características e necessidades em determinado momento da sua vida. Para mim não é importante ter milhões de seguidores nem fila de espera, aliás isso me causaria muita ansiedade! Se alguém pede uma reunião para o dia seguinte e eu tenho disponibilidade, esteja certo de que a reunião acontecerá. Meu foco é sempre o cliente e suas demandas específicas. A prestação de serviço artesanal é caracterizada pela personalização, o que requer do consultor capacidade analítica em profundidade. Quem se propõe a trabalhar desta forma sabe que terá um limite de atendimentos, pois manter a atenção concentrada é um esforço intelectual significativo, sem contar que as 24 horas do dia são iguais para todos nós.

Penso que o prestador de serviços na área de desenvolvimento humano precisa alinhar sua atividade profissional com seu perfil pessoal e objetivos centrais, e para isso deve conhecer bem a si mesmo e ter autonomia. Da minha parte posso afirmar que o trabalho traz um profundo sentido de realização à minha vida, especialmente quando vejo, lá dos bastidores, o meu cliente brilhar.

Elenice Brusque

Nov 2019

Ver comentários

Posts recentes

A PACIÊNCIA – OU A FALTA DELA – NA CARREIRA PROFISSIONAL

A paciência é uma virtude que devemos cultivar e aprimorar diariamente em todos as áreas…

7 de novembro de 2021

Sobre o “match cultural” ao mudar de empresa

Pode ser que a oportunidade de trabalho em outra organização tenha chegado de surpresa, pode…

3 de fevereiro de 2021

CNV – Comunicação Não-Violenta nas relações de trabalho

Imagine se lá na infância tivéssemos sidos ensinados a nos comunicar com as pessoas, a…

22 de outubro de 2020

Quem tem medo de falar em público?

Ainda não inventaram uma maneira mais simples de transmitir ideias do que pela fala. E…

11 de setembro de 2020

Liderar com respeito

Quer conhecer o caráter de uma pessoa? Observe como ela trata aqueles que nada podem…

3 de setembro de 2020

O longo caminho curto e o curto caminho longo

Parece só um jogo de palavras essa expressão. Como um longo caminho pode ser curto…

16 de julho de 2020