Escolha uma Página

Claro que sim! Em geral são pessoas ambiciosas e dinâmicas no sentido de buscarem continuamente o autodesenvolvimento de várias maneiras: fazem cursos, participam de eventos, gostam de ler e pesquisar, observam e conversam com pessoas que têm performances destacadas, buscam feedbacks honestos, passam por processos de mentoria ou coaching, têm disposição para desenvolver outras pessoas, constroem e mantém uma forte de rede de relacionamento, enfim, são pessoas desassossegadas.

Pelo lado da organização, nem sempre dá pra aproveitar o potencial de todos os colaboradores, visto que a estrutura hierárquica ainda é no modelo piramidal. No entanto, em alguns casos o próprio profissional não consegue demonstrar as suas capacidades e interesses, por ser introvertido ou por não ter espaço para fazer isso. O fato é que não ter perspectivas de evolução na empresa causa grande frustração para pessoas com esse perfil.

Interessante notar que mesmo em tempos onde a oferta de emprego é menor do que a demanda, um percentual significativo de pessoas não se deixa impactar pelas estatísticas desanimadoras e busca bravamente uma maior satisfação na vida profissional. Eu diria que elas têm um conjunto bem claro de características que as destacam: flexibilidade mental, autoconfiança e disciplina.

E você, sente que cresceu mais do que a empresa?

Elenice Brusque

Consultora para transição e desenvolvimento profissional