Categorias: Sem categoria

Eu preciso ter LinkedIn?

Me fazem com frequência esta pergunta. Não sou especialista em LinkedIn, na verdade tenho utilizado a ferramenta de modo efetivo há pouco mais de um ano. Mas sendo super interessada em relacionamento humano, especialmente no que se refere ao campo profissional, tenho certeza de que o LinkedIn é a melhor tecnologia para conhecer empresas, organizações, grupos, pessoas e oportunidades diversas relacionadas ao mundo do trabalho.

Engana-se quem pensa que LinkedIn é só para procurar emprego ou divulgar vagas. Funcionário, empreendedor, autônomo, empresário, voluntário, executivo… É no LinkedIn que podemos nos apresentar contando um pouco da nossa história, o que estudamos, sabemos, fizemos e fazemos profissionalmente. Assim, conforme os interesses atuais e futuros, vamos construindo conexões que podem facilitar a caminhada.

Na minha visão o principal ganho em utilizar essa ferramenta é ampliar network de modo estratégico, e ter uma forte e consistente rede de relacionamento evidencia que a pessoa se importa com a vida profissional, independente da natureza do seu trabalho.

Importante: Não basta ter uma boa foto de perfil e preencher as seções de informações. Tem que acessar diariamente, ver as publicações e interagir com sua rede – curtir, comentar, compartilhar as postagens que lhe chamaram a atenção. Quem tem habilidade de escrever, aproveite para criar conteúdo da sua área de conhecimento. Outro ponto fundamental é fazer recomendações de competências das pessoas que você conhece e pedir que lhe façam recomendações escritas. A ideia é: quanto mais ajudo mais sou ajudado.

Eu sou geração X, portanto, meus clientes normalmente são mais novos, mesmo assim percebo que boa parte deles está entendendo há pouco tempo a importância de ter um belo perfil nesta que é a maior rede de conexões profissional do mundo.

Cada fase que passamos amplia o repertório de conhecimentos e vivências. Precisamos abrir a mente, olhar em todas as direções possíveis e jamais negligenciar o potencial humano.

Elenice Brusque

Especialista em Carreira

Ver comentários

Posts recentes

A PACIÊNCIA – OU A FALTA DELA – NA CARREIRA PROFISSIONAL

A paciência é uma virtude que devemos cultivar e aprimorar diariamente em todos as áreas…

7 de novembro de 2021

Sobre o “match cultural” ao mudar de empresa

Pode ser que a oportunidade de trabalho em outra organização tenha chegado de surpresa, pode…

3 de fevereiro de 2021

CNV – Comunicação Não-Violenta nas relações de trabalho

Imagine se lá na infância tivéssemos sidos ensinados a nos comunicar com as pessoas, a…

22 de outubro de 2020

Quem tem medo de falar em público?

Ainda não inventaram uma maneira mais simples de transmitir ideias do que pela fala. E…

11 de setembro de 2020

Liderar com respeito

Quer conhecer o caráter de uma pessoa? Observe como ela trata aqueles que nada podem…

3 de setembro de 2020

O longo caminho curto e o curto caminho longo

Parece só um jogo de palavras essa expressão. Como um longo caminho pode ser curto…

16 de julho de 2020