Escolha uma Página

Um homem caminha por um lugar deserto, quando vê um cortador de pedras. Aproxima-se dele e percebe em seu rosto uma expressão de cansaço e amargura. Pergunta-lhe então: o que você está fazendo? Este lhe responde: não está vendo? Estou cortando pedras. Andando mais um pouco se depara com outro homem concentrado na mesma tarefa, mas este parece gostar da atividade, traz uma expressão alegre no rosto. O andarilho lhe faz a mesma pergunta: o que você está fazendo? A resposta: estou cortando pedras para a construção de uma catedral.

Esta simples história nos faz pensar que atividades profissionais, independente do seu nível de complexidade, se realizadas com um claro propósito tornam-se significativas e mais leves. Algumas profissões têm características inerentes que possibilitam identificar facilmente o objetivo final a que se propõem, por exemplo, de médicos, psicólogos e professores. Por outro lado, um funcionário de fábrica de autopeças ou uma pessoa que atua na área financeira de uma empresa de serviços pode sentir mais dificuldade de perceber o propósito do seu trabalho.

Mas, afinal, por que isso é tão importante? O que é propósito?
Propósito é o porquê, para quê e para quem se faz algo. Conseguir visualizar o propósito central do trabalho dá sentido a ele e traz energia para continuar mesmo que haja dificuldades.Todo trabalho voltado para o bem social é importante, seja braçal, operacional ou de natureza intelectual, as diferenças estão nas condições do trabalho. Encontrar o propósito da atividade profissional requer reflexão, e é sempre uma tarefa individual porque é de dentro para fora, não pode ser incutido nas pessoas.

Sabemos, mesmo inconscientemente, quando estamos frente às pessoas que têm essa clareza. Há uma fruição natural, quase sem esforço. Certamente algo bonito de se ver num profissional.

Elenice Brusque

Consultora para transição e desenvolvimento profissional