Categorias: Sem categoria

Você é uma pessoa proativa?

Alguma vez já disseram que você é proativo? Você se sente proativo? Gostaria de ser mais proativo?

O consultor americano Todd Cherches coloca o conceito de proatividade em cinco níveis, os quais resumo abaixo, segundo a minha visão:

1-   INATIVO – É o famoso procrastinador. Deixa tudo pra depois e o depois nunca chega. As demandas não são atendidas. Os problemas continuam sem solução ou são transferidos. Pessoas inativas perdem a credibilidade muito rapidamente e são esquecidas ou excluídas de coisas importantes.

2-   REATIVO – Conhecido como apagador de incêndios, só responde quando é solicitado ou sob pressão. Está sempre devendo algo em relação a compromissos e tarefas. É altamente frustrante e cansativo conviver com o reativo, pois é preciso empurrá-lo para que saia do lugar.

3-   ATIVO – Vive no presente e responde às demandas em tempo real, conforme vão surgindo. O ativo atende as expectativas, mas não evolui porque age estritamente de acordo com o esperado, vê só o que está na frente do seu nariz, tornando-se assim uma pessoa previsível.

4-   PROATIVO – Está a alguns passos na frente dos acontecimentos, assim consegue prevenir certos problemas, se coloca no lugar dos outros, pensa e age antes da maioria. O proativo aprende, muda, evolui e se destaca.

5-   SUPER PROATIVO – Sua visão de futuro o leva a agir como líder, mesmo que não tenha títulos formais de liderança. Sabe que a mudança é inerente à vida, portanto revisa constantemente padrões mentais e formas de fazer as coisas, tem uma “agenda própria”. O super proativo surpreende as pessoas e é frequentemente consultado.

Uma pessoa não passa de inativa a super proativa de um dia para outro. Não existe curso para isso. Eu diria que depende muito do temperamento, da história de vida, do ambiente e principalmente da vontade. Dar um passo para trás e se observar em situações que requeiram escolhas e decisões é uma boa forma de identificar em que nível de proatividade você está.

Elenice Brusque

Consultora para transição e desenvolvimento profissional

Posts recentes

A PACIÊNCIA – OU A FALTA DELA – NA CARREIRA PROFISSIONAL

A paciência é uma virtude que devemos cultivar e aprimorar diariamente em todos as áreas…

7 de novembro de 2021

Sobre o “match cultural” ao mudar de empresa

Pode ser que a oportunidade de trabalho em outra organização tenha chegado de surpresa, pode…

3 de fevereiro de 2021

CNV – Comunicação Não-Violenta nas relações de trabalho

Imagine se lá na infância tivéssemos sidos ensinados a nos comunicar com as pessoas, a…

22 de outubro de 2020

Quem tem medo de falar em público?

Ainda não inventaram uma maneira mais simples de transmitir ideias do que pela fala. E…

11 de setembro de 2020

Liderar com respeito

Quer conhecer o caráter de uma pessoa? Observe como ela trata aqueles que nada podem…

3 de setembro de 2020

O longo caminho curto e o curto caminho longo

Parece só um jogo de palavras essa expressão. Como um longo caminho pode ser curto…

16 de julho de 2020